quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

PARABÉNS DANIEL!



Esta semana são muitos os alunos do 6º M que fazem anos. Hoje é o dia do aniversário do nosso Sub-delegado, o Daniel, a quem desejamos um óptimo dia.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

DECORAÇÃO DA CAPA- ACTUALIZADO


Apresentação realizada por André Cal. e Bruno

Check out this SlideShare Presentation:

Apresentação realizada por André Cad. e Filipe

Check out this SlideShare Presentation:

domingo, 21 de fevereiro de 2010

PARABÉNS CATARINA



A nossa delegada hoje faz anitos e merece um grande beijinho de parabéns e o desejo de um óptimo dia.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

DIÁRIO DE TURMA 19/02/10

Por Mª Inês
Hoje, dia 19/2/10, começámos a manhã com Música, tocámos flauta e cantamos uma música chamada "Só mente o necessário". Depois, logo a seguir, tivemos Inglês, nao fizemos nada de interessante, só uns exercicios do Workbook, que é como nos chamamos na aula. A seguir foi o intervalo que nós adoramos para relaxarmos um pouco, antes das próximas aulas. Depois foi Educação Fisica, que também foi bastante engraçado, jogámos basquetebol, fizemos salto em comprimento e futebol. E no fim das aulas alguns tiveram Moral e outros não, eu tive, e nesta aula falamos sobre os cotas (idosoos) ou como a stora de moral chamava velhinhos.

De resto vim para casa estudar Matemática, para não ser tudo à última da hora.

Por Micaela
Dia 19 de Janeiro foi uma Sexta-feira.
Preparei-me para ir para a escola, e depois o meu pai foi-me levar.
Começámos o dia com Educação Musical. Em música continuámos com o estudo da canção "Somente o necessário". Temos que praticar mais, porque ainda estamos um pouco atrapalhados com a música.
Depois tocou às 8:55, e sem intervalo fomos para a sala B13 ter inglês. Em inglês fizémos exercícios do caderno de actividades "workbook".
No intervalo fiquei com a Sara e a Daniela a conversar nos bancos junto do jogos dos polícias e ladrões e a comer o nosso lanche da manhã.
Depois tivémos Educação Física lá fora. O nosso grupo fez primeiro salto em comprimento, onde o professor fez as marcas. Eu no primeiro salto fiz 2.50m, no segundo fiz 2.65m e no terceiro fiz 2.55m. Passámos do salto em comprimento para o futebol que foi uma grande "seca", porque ninguém jogava como deve ser e porque estavam sempre a discutir. Depois foi a vez do basquetebol, em que a Inês passou para a nossa equipa, mas não sei porquê.
Tocou às 11:30 e quem tinha moral ficava. Eu como não tenho fui para casa a pé.
Cheguei a casa comi pão e leite e fui jogar PS3 (playstation 3).
Depois almoçei às 13:50.
Fui para a biblioteca municipal, onde li livros e fui para o computador falar com amigas minhas.
Fui para casa às 17h, para lanchar.
Esta sexta-feira não tive natação por causa das competições e por isso fiquei em casa a ver televisão.
À noite jantei e depois do jantar ajudei a minha mãe a fazer um bolo. Vi televisão e fui dormir.
Assim foi a minha sexta-feira

PARABÉNS ANDRÉ CAL.!



Hoje é o dia do André Cal. e a turma do 6º M deseja-lhe muitos parabéns e um fantástico dia.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

DIÁRIO DE TURMA 18/02/10

Por Joana
Hoje, dia 18.02.2010, quinta-feira, o primeiro dia de aulas depois das férias do carnaval, entrámos às 8:10 com 90 min de Área de Projecto, onde alguns dos meu colegas apresentaram os seus trabalhos de grupo, que fizemos ao longo destas aulas com o seguinte tema: ”Portugueses que se destacaram nos últimos 100 anos“. Os seguintes grupos que hoje apresentaram os trabalhos são: André e Bruno; Andreas e Miguel; Catarina e Filipa e por fim, Daniel e João.

Depois tivemos um intervalo de 20 min, onde eu e as minhas amigas estivemos a conversar e na brincadeira também com a nossa Rita “fininha”. Deu o toque e fomos ter outros 90 min de E.V.T, onde continuámos o mesmo trabalho de há duas aulas anteriores, de fazer um esboço com umas medidas que queremos para ver como ficava a caixa depois sim com medidas rigorosas numa folha à parte .
Depois tivemos outro intervalo de 15 min, onde fizemos o mesmo. Deu outra vez o toque para irmos ter Ciências da Natureza, de 90 min, onde tivemos a falar sobre as plantas e a professora desenhou no quadro um desenho para passarmos para o caderno sobre essa mesma matéria. Chegada a hora do almoço saímos às 13:15, onde alguns almoçaram na escola e outros foram a casa. Tivemos quase 2 horas de almoço mas tivemos de vir à tarde outra vez à escola, porque tinhamos aulas de Formação Cívica, de 45 min, com a D.T onde nos disse quem fazia os diários da turma e os que não tinham feito, mandou recolher umas fichas que fizemos sobre as cores, para um trabalho que a professora precisa; também mandou recolher as fichas do comportamento e mandou entregar aos alunos, que não foram às aulas na quinta-feira passada porque estiveram no mitting de atletismo, umas fichas para construir sólidos geométricos e por fim quase a tocar a professora falou sobre o tal trabalho que vai fazer connosco. Tocou para termos a ultima aula do dia, Estudo Acompanhado, de 45 min, onde fizemos exercícios de Matemática para estudar para o teste e por fim saímos às 16:35 e depois fui para casa e foi assim o meu dia.

DIÁRIO DE TURMA 12/02/10

Por Jéssica
Hoje, dia 12 de Fevereiro, tivemos a Festa de Carnaval. Entrámos às 9 horas e fomos para o refeitório, onde nos encontrámos com os professores.
Na festa, eu e os meus colegas fizemos várias brincadeiras. Jogámos ao "verdade ou consequência". Também formamos um comboio onde todos participaram.
Houve o "Chuva de Estrelas" onde participaram muitos alunos da escola, cantaram e dançaram.
No final da Festa desejámos um bom carnaval a todos e uma boas férias. Foi um dia em grande, onde toda a gente estava mascarada, quer dizer nem toda, alguns não estavam.

DIÁRIO DE TURMA 11/02/10

Por Inês
Hoje só entrámos às 10h, porque não tivemos aula de Área de Projecto. 
A seguir do intervalo, tivemos aula de substituição de E.V.T, onde fizemos a constução de quatro sólidos geométricos. Logo a seguir desta aula tivemos um intervalo de 15 minutos.
Às 11:45, tivemos Ciências da Natureza, onde tivemos a dar "A Importância das Plantas para o Mundo Vivo", "A Alimentação das Plantas" e "Como se alimentam as Plantas". Depois saímos ás 13:15, para almoçar.
Voltámos a entrar às 15:05, e a primeira aula que tivemos, da parte da tarde, foi aula de substituíção de Formação Civíca, onde fizemos uma ficha sobre a Simbologia da Cor. Logo a seguir tivemos aula de Estudo Acompanhado, onde fizemos exercícios das páginas nº 30 e 31 da 2ª parte. E depois saímos às 16:35.

Por Filipe
Hoje eu faltei às duas primeiras aulas para ter o Meeting de Atletismo.

No Meeting eu fui participar na corrida dos 40 metros. A corrida era por tempos e os 9 melhores tempos apuravam-se para a final, e eu apurei-me ao fazer um tempo de 6.56 segundos.
Na corrida final, os 9 melhores correram e eu fiquei em último fazendo uma marca de 7.03 segundos. A corrida da final correu-me muito mal, arranquei mal e não corri ao meu máximo.
Depois do Meeting fomos ter Ciências onde estivemos a ver e a aprender sobre a alimentação das plantas, a importância das plantas para o mundo e ainda como se alimentam as plantas.
Depois dessa aula fomos almoçar e só voltávamos às 15:05.
Às 15:05 começámos por ter substituição a Formação Cívica. Na aula de substituição estivemos a preencher uma ficha com nomes de cores, com os seus símbolos e os seus significados.
Depois dessa aula fomos ter Estudo Acompanhado onde estivemos a resolver exercícios de Matemática.
Depois dessa aula já não tivemos mais nenhuma.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

DIÁRIO DE TURMA 10/02/10

Por Filipa
Hoje, dia 10 de Fevereiro de 2010, quarta-feira, entrámos às 8:10 com Estudo Acompanhado, onde fizemos uma ficha sobre “Páginas de um guia” e logo de seguida tivemos Educação Física no Pavilhão, onde fizemos badmington, voleibol e salto em altura.

Depois do intervalo de 20 minutos tivemos História e Geografia de Portugal, onde falámos sobre “Queda da monarquia” e sobre os trabalhos que vamos realizar.
A seguir ao intervalo de 15 minutos tivemos Língua Portuguesa, onde corrigimos o TPC, lemos dois poemas e respondemos a perguntas sobre o mesmo e demos o que era uma preposição e os vários tipos de preposição.
Depois foi a hora de almoço, uns almoçaram na escola e outros foram almoçar a casa.
Assim passou mais um dia de aulas.

Por Daniela
Foi um dia um pouco chuvoso!

Em E.A. fizemos uma ficha de L.P, "Páginas de um Guia"; em E.F., para fazer salto em altura fomos buscar um colchão e todos começaram a saltar lá para cima e a fazer cambalhotas.Foi divertido!
Tivemos H.G.P e iniciámos o 2º volume, falámos sobre o trabalho a realizar.
E em L.P recebemos a ficha do "Campeonato de Ortografia".
Depois do almoço encontrei-me com a Sara e com a Micaela para fazermos o trabalho de grupo de L.P. que durou toda a tarde.
E à noite estive a escrever este diário...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

DIÁRIO DE TURMA 09/02/10

Por Daniel
No dia 9 de Fevereiro, que calhou a uma terça feira, começámos o dia de escola com uma aula de Inglês, nessa aula demos matéria. A seguir fomos ter um intervalo de 20 minutos, onde os rapazes jogaram à apanhada ao pé do Pavilhão Desportivo. A seguir desse intervalo grande fomos ter Matemática, na sala B11, onde nós já estamos sentados nos lugares correctos, nessa aula não demos matéria porque tínhamos teste de terça feira a quinze dias e então fizemos revisões e também nessa aula recebemos o teste de Ciências da Natureza, porque a nossa professora entregou o teste de Matemática numa aula de Ciências da Natureza e depois fizemos ao contrário, a professora entregou o teste de Ciências de Natureza numa aula de Matemática. Depois dessa aula tivemos um intervalo de 15 minutos onde os rapazes voltaram a jogar à apanhada. A seguir desse intervalo fomos ter 45 minutos de Lingua Portuguesa onde a professora, nessa aula, deixou-nos pensar em que tema fazíamos para um trabalho. Eu e o meu grupo que é o Joao e o Rafael escolhemos os temas " A Grécia " e " Os deuses da Grécia". Depois dessa aula fomos almoçar. À tarde tivemos uma aula de E.V.T onde começámos a planificação de uma embalagem.

E foi assim o meu dia de aulas.

Por Catarina
Hoje dia 09-02-10,terça-feira, foi um dia um pouco chuvoso, onde eu e os meus colegas iamos ter Inglês, na D22, mais conhecida por "barraquinha dos ciganos", e como a sala não tem telheiro onde nós possamos esperar pelo professor ficamos à espera no bar, quando a stora passou fomos para a aula e fizemos o de sempre. Depois tivemos o intervalo onde conversámos, quando tocou fomos para aula de Matemática, na B11 (eu em particular não gosto muito da sala porque são cadeiras com um braço e como nós temos livros e cadernos não dá muito jeito), como a stora tinha faltado na aula anterior e era a aula antes do teste, fizemos a correcção do teste anterior e revisões.
No intervalo fomos para o bar para estarmos mais quentinhos, depois para terminarmos o horário da manhã tivemos 45 minutos de Língua Portuguesa, onde corrigimos o T.P.C e lemos uma ficha que a stora entregou. Depois alguns foram a casa almoçar e outros ficaram na escola.

Voltámos para a escola às 15:05 para ter E.V.T onde fizemos a continuação do trabalho intitulado como "A embalagem" este trabalho trata-se da construção de uma embalagem com o nome indica, eu e os meus colegas de mesa já estamos na parte da maqueta, este trabalho têm estado a ser muito divertido, é pena é que as aulas de E.V.T passem tão depressa e quando damos por isso o dia de aulas tinha acabado.
Um dia chuvoso, mas divertido!!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

SIMBOLOGIA DA COR


A simbologia da cor como suporte do pensamento simbólico na criação dos conceitos e na associação dos elementos é muito antiga e universal, embora as diferentes cores tenham simbologias diversas consoante as culturas. As principais cores simbolizam o todo e o universo.

A cor é, antes de tudo, uma manifestação de luz ou da maior ou menor ausência dela. As sete cores do arco-íris estão associadas às sete notas musicais, aos sete dias da semana e aos sete planetas conhecidos na Antiguidade. Os signos do Zodíaco estão sempre associados a uma determinada cor consoante a sua natureza. O mesmo acontece com os elementos: o fogo com o vermelho e laranja, o ar com o branco e o amarelo, a água com o verde e a terra com o preto e o castanho. Para simbolizar o espaço vertical são utilizados tons de azul e o espaço horizontal o vermelho. As cores também simbolizam oposição e dualidade, como é o caso do preto e do branco. A separação das cores a partir da luz branca é um fenómeno que foi reconhecido entre os índios da América desde tempos remotos. A partir do sol, o branco era a aurora, o azul a manhã, o amarelo o pôr do Sol e o preto a noite. Certas tribos de índios atribuem ainda cores à alma e ao espírito e também aos quatro pontos cardeais. Os Astecas utilizavam a mesma palavra para designar o verde e o azul e as pedras destas cores tinham também o seu significado simbólico. As turquesas eram associadas ao sol e ao fogo e as cores azul-esverdeadas de certas pedras e da serpente emplumada eram associadas à Lua e à fertilidade.

Para os antigos Egípcios, o preto era a cor da imortalidade, o verde era a cor da natureza e da saúde, o azul era a cor do ar, o amarelo do sol e do ouro, o branco da positividade e da alegria, o vermelho da maldade e da violência. Em África, as cores revestem um valor mágico e são formas de exercer poder ou de defender de perigos e doenças. O branco afasta a morte, o vermelho é a cor da vida e o preto é a cor do mistério e do oculto. As tradições muçulmanas consideram o preto negativo e usam-no como protecção contra o mau-olhado, o branco e o verde são cores positivas e de sorte e o amarelo é mágico e protector. Enquanto que o islão oriental considera o preto a cor do luto os muçulmanos do Al-Andaluz, na Península Ibérica, consideravam o branco como a cor do luto. Na tradição cristã está muito presente a luz como uma manifestação divina e ela quebra a austeridade da pedra através de muitos magníficos vitrais das catedrais. Na simbologia cristã, o branco está associado ao Pai, à fé, à castidade e à pureza, o azul ao Filho e o vermelho ao Espírito Santo, ao amor e à caridade, o preto à penitência e o verde à esperança. As cores podem ser frias e pacíficas como o azul e o violeta ou quentes e estimulantes como o vermelho e o laranja. Segundo a psicologia analítica de Carl Jung, o verde é a cor da natureza e do crescimento, o azul é a cor espiritual e do pensamento, o vermelho é a cor do sangue e do sentimento e o amarelo é a cor do ouro e da intuição.

Cor (simbologia). In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010. [Consult. 2010-02-09].

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

DECORAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DA CAPA


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

ATÉ QUALQUER DIA!

Por vezes temos de nos despedir de alguns colegas que, por motivos familiares, mudam de Escola... Já no ano passado aconteceu com a Soraia, a quem enviamos um grande beijinhos e, desta vez, é a nossa querida Jajá, que vai viver para outro país e que vai deixar de fazer parte da nossa Turma.
Para a nossa colega mais bem comportada :) um grande, grande beijinho e esperamos notícias.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

DIÁRIO DE TURMA 03/02/10

Por Sara
Hoje entrámos as 8:10 e tivemos Estudo Acompanhado, corrigimos os exercícios de Matemática que tínhamos feito no dia anterior.
Depois sem termos intervalo, tivemos E.F., só 45min., onde jogámos futebol e fizemos estafetas!
Depois fomos ao intervalo e a seguir para História onde nos primeiros 45 minutos tivemos a fazer revisões e a ler a ficha de conclusões para o teste. Depois tocou e fizemos o teste.
Deixámos as nossas malas na sala porque íamos ter na mesma sala, D22, L.P.
Fomos para o intervalo e, a seguir, para L.P onde fizemos exercícios sobre “O espelho ou o retrato físico”!
E assim foi o meu dia! =)

Portugal Na Segunda Metade Do Século XIX

Check out this SlideShare Presentation:

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

DIÁRIO DE TURMA 01/02/10

Por Rita A.
Dia 1 de Fevereiro foi divertido como todos os outros.

A primeira aula que tivemos foi Matemática, onde tivemos a dar a matéria que faltava para depois dar os triângulos.
A seguir tivemos aula de H.G.P., onde tivemos a corrigir a ficha de trabalho do 5º sub-tema. Logo a seguir tivemos C.N., onde tivemos a dar matéria e a rever alguma da página anterior sobre os rins, bexiga, cuidados a ter...
Depois tivemos E.M., onde tivemos a rever a matéria sobre as terceiras maiores e terceiras menores. A seguir tivemos Inglês e tivemos a dar matéria sobre "Simple Past Regular Verbs" e a fazer exercicios sobre a mesma.
Durante os dois intervalos da manhã que tivemos eu, a Joana e a Maria estavamos sempre a cair e a fugir umas das outras, foi muito divertido.
Da parte da tarde tivemos português, onde fizemos o teste, que era um pouco complicado.
E foi assim o meu dia!

PARABÉNS JOÃO!

Hoje é o dia do aniversário do João e a turma do 6ºM deseja-lhe um dia cheio de alegrias e boa disposição. Muitos beijinhos e abraços de parabéns.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

DIÁRIO DE TURMA 29/01/10

Por Rafael
Hoje, dia 29/1/10, tive Educação Musical, Inglês, Educação Física, Moral e Apoio a Matemática.

Nos intervalos jogamos à apanhada.
E a parte que eu mas gostei deste dia foi jogar futebol na aula de educação física.